GrapherOC
Manual do Usuário

Voltar ao índice

Utilizando o Gráfico

Abrindo o Gráfico

Várias janelas!

Na plataforma GrapherOC, cada gráfico é aberto em uma janela diferente. Assim, é possível que você gerencie suas janelas em diferentes monitores.

Na plataforma GrapherOC, você possui três maneiras para abrir um gráfico:


 

Editando as Configurações do Gráfico

Para editar as configurações do gráfico, você possui dois caminhos:

A janela a seguir será exibida e nela você selecionará as opções de configuração desejada.




- Esquema de cores: aqui você poderá selecionar a cor de fundo e a da grade de seu gráfico.


- Eixo Vertical: aqui você selecionará entre as escalas linear ou semilogarítmica e os limites da faixa de plotagem em seu eixo vertical do gráfico.


- Eixo Horizontal: neste item, você pode definir a largura de uma margem à direita do gráfico. Pode também definir o intervalo de tempo a ser apresentado no gráfico, escolhendo as datas inicial e final, ou ajustando com o mouse a janela de seleção sobre o gráfico resumido com todos os dados históricos disponíveis.


Selecionando o Tipo de Gráfico

No GrapherOC, estão disponíveis três tipos de exibição de gráfico: linha, barras e candlesticks.

Para selecionar um deles, selecione o gráfico na tela e clique sobre um ponto do mesmo. Pequenos marcadores amarelos mostrarão que este elemento gráfico está selecionado, conforme mostra a imagem a seguir:

Para editar sua configuração, basta dar um duplo clique sobre o item selecionado. A janela de edição será exibida e, para cada tipo de gráfico, serão disponibilizadas diferentes opções de edição.


Utilizando os Cursores do Gráfico

Há três tipos de cursores disponíveis na plataforma GrapherOC: cursor em cruz, cursor em seta e ferramenta de movimentação. Estas três funcionalidades estão respectivamente disponíveis na barra lateral conforme mostra a figura a seguir.

Cursor em cruz : para ativar o cursor em cruz, você pode clicar sobre o ícone da barra lateral ou utilizar o atalho SHIFT+CTRL+X. Para desativar basta apertar a tecla ESC.

Passando o cursor em cruz sobre o gráfico, é possível posicionar pontos com valores exatos nos eixos horizontal (indicador) e vertical (preço).

Com esse cursor e também com o cursor Seta, você consegue utilizar uma ferramenta rápida para verificar informações sobre o período entre dois pontos no gráfico, como a quantidade de candles e a variação percentual e de valor de preços. Para tanto, basta clicar sobre um ponto no gráfico e arrastar o mouse até o segundo ponto.

Cursor em seta : para ativar o cursor em seta, você pode clicar sobre o ícone da barra lateral ou utilizar o atalho SHIFT+CTRL+N. Caso não tenha outros itens selecionados, este é o cursor padrão do GrapherOC.

 

Em qualquer ponto do gráfico (seja candle, linha ou barra) que você posicionar o cursor, será exibida uma janela com as informações referentes a ele.

 

Ferramenta de movimentação : para ativar o cursor de movimentação, você pode clicar sobre o ícone da barra lateral ou utilizar o atalho SHIFT+CTRL+H. Para desativar basta apertar a tecla ESC.

Para utilizar este cursor, basta clicar sobre o ponto do gráfico e manter pressionado enquanto você movimenta na direção desejada, arrastando o gráfico vertical e/ou horizontalmente.

 

Adicionando Itens ao Gráfico

Ao lado esquerdo do gráfico, você possui uma barra de itens que podem ser adicionados ao gráfico, para auxiliar em suas análises.



 

Ao passar o mouse sobre cada item no Gráfico, é exibida uma caixinha com sua descrição.

1 Traçar linhas no gráfico
2 Inserir linha horizontal no gráfico
3 Inserir texto no gráfico
4 Inserir imagem/ícone no gráfico
5 Inserir formas geométricas no gráfico
6 Inserir estudo de Fibonacci no gráfico
7 Inserir canal de regressão no gráfico

1. Traçar linhas no gráfico  : no gráfico do ativo desejado, você consegue desenhar linhas editáveis (traçado, espessura, cor e extensão) e em quaisquer direções, facilitando, por exemplo, a visualização de tendências.

2. Inserir linha horizontal no gráfico  : você consegue inserir linhas editáveis (espessura, cor e extensão) no gráfico, marcando, por exemplo, o disparo de sua ordem de stoploss ou níveis de suporte e resistência. Sobre este item, há dois pontos interessantes:

3. Inserir texto no gráfico  : você consegue inserir caixas de texto editáveis (fonte, cor e tamanho) em qualquer local do gráfico do ativo desejado para, por exemplo, comentar pontos estratégicos ou acrescentar informações.

4. Inserir imagem/ícone no gráfico  : a plataforma GrapherOC disponibiliza ícones e imagens para você inserir em qualquer ponto do gráfico, de modo a sinalizar informações de suas análises.

5. Inserir formas geométricas no gráfico  : você consegue inserir círculos, retângulos ou triângulos editáveis (espessura, cor e traçado) e em quaisquer direções no gráfico desejado para, por exemplo, facilitar análises técnicas.

Veja a seguir uma ilustração em que o gráfico contém todos os itens acima descritos:

6. Inserir estudo de Fibonacci no gráfico : é possível inserir as linhas de estudo de Fibonacci para análise do gráfico desejado. Você pode optar pela análise a partir dos estudos de níveis, dos arcos ou relacionada à linha do tempo.  Para utilizá-lo, basta arrastar o item selecionado sobre o gráfico e editá-lo (parâmetros, cor, espessura, traçado e extensão) da mesma forma que os outros itens, ou seja, selecionando-o no gráfico e clicando sobre ele.

Seguem as opções disponíveis no item Fibonacci e suas janelas de edição:

 

 

7. Inserir canal de regressão no gráfico : na plataforma GrapherOC você pode inserir um estudo de regressão linear com as opções de canal Raff e desvio padrão. Para utilizá-lo, basta arrastar o item selecionado sobre o gráfico e editá-lo (parâmetros, cor, espessura e traçado) da mesma forma que os outros itens, ou seja, selecionando-o no gráfico e clicando sobre ele, conforme indica a imagem a seguir.


 

Editando Itens do Gráfico

Para editar as configurações de itens do gráfico, você possui dois caminhos:

Veja que, para cada diferente item, serão exibidas diferentes informações a serem alteradas.

Deletando Itens do Gráfico

Para deletar os itens do gráfico, você possui dois caminhos:

Salvando Gráficos

Na plataforma GrapherOC é possível salvar em arquivo *.goc (tipo de arquivo específico para o Grapher), o gráfico no qual você inseriu itens. Para isso, você possui dois caminhos:

Para abrir o gráfico, basta clicar no ícone Abrir gráfico salvo em arquivo, que é o primeiro ícone da barra horizontal, ou utilizar o atalho CTRL+O.

ATENÇÃO! Quando você não salva o gráfico no qual você inseriu itens, os dados são perdidos ao mudar de ativo ou ao fechar o gráfico.


Salvando e Utilizando Templates

Na plataforma GrapherOC é possível que você crie templates de visualização. Um template é um modelo onde você determinar cores, estilos e indicadores a serem aplicados ao gráfico. Depois de criado o template você pode utilizá-lo para ver outros gráficos nos mesmos  moldes

Para criar um template, após realizar as modificações desejadas na visualização de seu gráfico e inserir os indicadores de sua preferência, clique com o botão direito sobre o gráfico e selecione a opção Salvar template atual em arquivo.

Seu template será salvo no formato de arquivo *.gtp (específico para o GrapherOC), na pasta que você escolher.

Você possui algumas opções para gerenciar seus templates. Para isso basta clicar com o botão direito sobre o gráfico e selecionar uma das seguintes opções:

Veja a seguir um exemplo de template salvo aplicado ao gráfico. Neste template, foram modificadas as cores dos candles de alta e baixa, a cor de fundo do gráfico e adicionado indicadores MACD, ATR, Osc. Estocástico, médias móveis e envelope de ATR.

O template salva em si todos os indicadores que foram adicionados ao gráfico (trataremos de indicadores mais adiante).





Utilizando o Diário de Trades

Integrado ao recurso de salvar gráficos, há o Diário de Trades, que são comentários que você deseja adicionar à determinada data em seu gráfico.

Para utilizar este recurso basta:   

1 – Clicar sobre o ícone Apresentar diário de trades ou utilizar o atalho CTRL+D.

2 – Selecionar a data onde deseja adicionar a informação.

3 – Clicar no botão Salvar. A partir daqui, você terá duas opções:



A Janela de Dados

A plataforma GrapherOC disponibiliza um recurso chamado Janela de Dados que informa uma varios valores sobre o candle para o qual o mouse está apontando, além dos valores de todos os indicadores do gráfico para aquele candle.

Para acessá-la, basta clicar no menu indicado na imagem abaixo e selecionar a opção Janela de dados ou utilizar o atalho SHIFT + CTRL + D.

Note que no GrapherOC, o gráfico é dividido em eixos. O eixo principal é onde se encontra os candles. Quando inserimos um novo indicador, podemos inserí-lo sobre o eixo principal ou criar um novo eixo para aquele indicador.

A janela de Dados segue essa divisão e agrupa os dados por eixos.  Todos os indicadores do gráfico são mostrados na janela de Dados e pode-se facilmente habilitar / desabilitar a plotagem dos indicadores a partir dessa janela. Quando desabilitado na janela de Dados, o indicador continua sendo calculado, apenas a plotagem do indicador é suprimida.